Alteração da linguagem escrita e leitura
Sabemos que o acesso ao conhecimento e a possibilidade de se expressar depende, além de outros meios, do domínio da escrita e da leitura. Por esse motivo que esses dois aspectos assumem um papel fundamental nas escolas.
Um dos desafios nesse processo diz respeito à ortografia, ou seja, o modo correto que as palavras devem ser grafadas. Até chegarem ao domínio completo do sistema ortográfico, as crianças fazem várias hipóteses durante o processo de aprendizagem. Ocorre uma apropriação progressiva por parte da criança. Isso significa dizer que as dificuldades fazem parte do processo de aprendizagem.
Para que a criança aprenda a escrever é necessário que ela compreenda vários aspectos da língua portuguesa. Segundo Zorzi (2004), a criança precisa compreender o posicionamento das letras no papel, diferenciar o traçado das letras, fazer a correspondência entre letra e som, separar e juntar as palavras corretamente, identificar a posição da letra dentro da palavra, compreender que a palavra pode ser falada de uma forma e escrita de outra, compreender que uma mesma letra pode representar vários sons, assim como um mesmo som pode ser representado por diversas letras. Veja que é um processo complexo!
Além da ortografia, existe a necessidade da criança ter o domínio gramatical para escrever uma frase e um texto, fazendo uso correto da pontuação. É necessário todo um conhecimento e organização para escrever. Outra questão é a leitura. A criança necessita decodificar as palavras e alcançar o entendimento da ideia contida no texto. Nesse processo, a criança aprende a reconhecer e utilizar a escrita de forma diferente.
Dessa forma, a falta de compreensão e/ou sistematização desses conhecimentos prejudica a aquisição da ortografia, da gramática e da leitura. Nesse momento as dificuldades da criança se acentuam e isso gera um ritmo de aprendizagem lentificado. Diante desse fato, é necessário o encaminhamento para profissionais voltados para os distúrbios de leitura e escrita, a fim de compreender a origem do problema para resolvê-lo. A Fonoaudiologia é primordial para auxiliar nesse processo.
Sinal de alerta:
Algumas alterações que podem ser encontradas na escrita e leitura:
– Substituição, omissão, acréscimo e inversão de letras;
– Junção e separação indevida de palavras;
– Apoio na oralidade;
– Letra ilegível;
– Uso incorreto de acentuação;
– Uso incorreto de pontuação;
– Lentidão na aprendizagem;
– Velocidade alterada da leitura;
– Dificuldade de reconhecer as letras do texto;
– Dificuldade de compreender o que foi lido.
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