Atraso no desenvolvimento da linguagem oral

A criança se expressa a partir do momento que nasce. Ela se comunica por meio do olhar, expressão facial, choro, gritinhos e vocalizações. Com o passar do tempo a criança tem intenção comunicativa, ou seja, ela dá um sorriso em resposta a algo, por exemplo. A intenção comunicativa é pré-requisito para o desenvolvimento da fala e linguagem oral.

Conforme a criança avança, ela começa a se expressar por meio de palavras isoladas. As primeiras palavras surgem por volta de 1 ano de idade. Mais do que a quantidade de palavras faladas, a qualidade é de suma importância. A criança ao falar tem que apresentar função comunicativa, usando as palavras de forma contextualizada e não simplesmente repetindo. Nesse período, a criança pode usar gestos, porém seu uso vai diminuindo dando espaço para a fala.

Nesse processo o vocabulário se expande, ou seja, novas palavrinhas que fazem parte do cotidiano são adquiridas. Tal fato permite que a criança comece a fazer várias combinações. Por volta de aproximadamente 1 ano e 6 meses, a criança vai juntado duas palavras com sentido de frase (ex: boneca nenê; qué bola).

 Até que chega o momento, por volta de 2 anos/ 2 anos e meio, que a criança é capaz de produzir uma frase com 3 palavras (ex: eu quê boneca). São pequenas frases, porém contextualizadas. É possível entender tudo o que a criança fala, apesar de apresentar erros gramaticais e trocas na fala.

Como vimos, o desenvolvimento da linguagem oral segue marcos e esses devem ser observados e respeitados. Caso você esteja preocupado e não saiba se o seu/sua filho(a) esteja com atraso no desenvolvimento da linguagem oral, procure ajuda de um especialista.

É muito importante estar atento! Quanto antes buscar ajuda, melhor!!!

Essa tabela mostra as etapas de aquisição da linguagem oral de forma resumida:

0 – 6 meses

Inicialmente se comunica com choro, vocalizações, gargalhadas. Vocaliza vogais e, mais tarde, emite sons variados (balbucio). Presta atenção enquanto alguém fala e imita os sons.

1 ano

Fala as primeiras palavras. Entende ordens simples.

1 ano e 6 meses

Forma frases combinando 2 palavras.

2 anos

Forma frases com 3 palavras (frases simples).

3 anos

Faz frases usando artigo, pronome, plural.

4 anos

Inventa histórias. Descreve acontecimentos do passado.

5 anos

Fala corretamente as frases, sem trocas na fala.

Sinal de alerta:

Algumas alterações que podem ser encontradas quanto a linguagem oral:

– Não fala;

– Não mantém contato dos olhos na conversação;

– Somente usa gestos para se comunicar;

– Sem intenção para se comunicar;

– Vocabulário reduzido;

– Fala frases curtas e incompletas;

– Usa palavras de forma não contextualizada (ex: Fala a palavra “mamãe” referindo-se a todas as pessoas e objetos);

– Apresenta um dialeto próprio;

– Não imita a fala do adulto.

Especialista:

Katia Alonso Rodrigues

Fonoaudióloga

Contate-nos