Atraso no desenvolvimento da linguagem oral
A criança se expressa a partir do momento que nasce. Ela se comunica por meio do olhar, expressão facial, choro, gritinhos e vocalizações. Com o passar do tempo a criança tem intenção comunicativa, ou seja, ela dá um sorriso em resposta a algo, por exemplo. A intenção comunicativa é pré-requisito para o desenvolvimento da fala e linguagem oral.
Conforme a criança avança, ela começa a se expressar por meio de palavras isoladas. As primeiras palavras surgem por volta de 1 ano de idade. Mais do que a quantidade de palavras faladas, a qualidade é de suma importância. A criança ao falar tem que apresentar função comunicativa, usando as palavras de forma contextualizada e não simplesmente repetindo. Nesse período, a criança pode usar gestos, porém seu uso vai diminuindo dando espaço para a fala.
Nesse processo o vocabulário se expande, ou seja, novas palavrinhas que fazem parte do cotidiano são adquiridas. Tal fato permite que a criança comece a fazer várias combinações. Por volta de aproximadamente 1 ano e 6 meses, a criança vai juntado duas palavras com sentido de frase (ex: boneca nenê; qué bola).
Até que chega o momento, por volta de 2 anos/ 2 anos e meio, que a criança é capaz de produzir uma frase com 3 palavras (ex: eu quê boneca). São pequenas frases, porém contextualizadas. É possível entender tudo o que a criança fala, apesar de apresentar erros gramaticais e trocas na fala.
Como vimos, o desenvolvimento da linguagem oral segue marcos e esses devem ser observados e respeitados. Caso você esteja preocupado e não saiba se o seu/sua filho(a) esteja com atraso no desenvolvimento da linguagem oral, procure ajuda de um especialista.
É muito importante estar atento! Quanto antes buscar ajuda, melhor!!!
Essa tabela mostra as etapas de aquisição da linguagem oral de forma resumida:
0 – 6 meses | Inicialmente se comunica com choro, vocalizações, gargalhadas. Vocaliza vogais e, mais tarde, emite sons variados (balbucio). Presta atenção enquanto alguém fala e imita os sons. |
1 ano | Fala as primeiras palavras. Entende ordens simples. |
1 ano e 6 meses | Forma frases combinando 2 palavras. |
2 anos | Forma frases com 3 palavras (frases simples). |
3 anos | Faz frases usando artigo, pronome, plural. |
4 anos | Inventa histórias. Descreve acontecimentos do passado. |
5 anos | Fala corretamente as frases, sem trocas na fala. |
Sinal de alerta:
Algumas alterações que podem ser encontradas quanto a linguagem oral:
– Não fala;
– Não mantém contato dos olhos na conversação;
– Somente usa gestos para se comunicar;
– Sem intenção para se comunicar;
– Vocabulário reduzido;
– Fala frases curtas e incompletas;
– Usa palavras de forma não contextualizada (ex: Fala a palavra “mamãe” referindo-se a todas as pessoas e objetos);
– Apresenta um dialeto próprio;
– Não imita a fala do adulto.
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