Transtorno do Processamento Auditivo Central
A audição é parte integrante na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Dessa forma, existe uma grande preocupação dos pais e pediatras e otorrinolaringologista em relação a audição. Desde cedo é importante investigar se a criança está escutando os sons e se não tem perda auditiva parcial ou total. A atenção está voltada para a acuidade auditiva (sistema auditivo periférico).
Por outro lado, existe um outro aspecto a ser considerado quando se fala em audição e que diz respeito ao processamento auditivo (sistema auditivo central).
Processamento auditivo “é aquilo que fazemos com o que ouvimos” (Katz, 1996), ou seja, é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que a criança compreenda a mensagem através da interpretação que o cérebro faz daquilo que ouvimos. Estas habilidades auditivas são desenvolvidas desde o nascimento. São elas: atenção, localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento dos sons, fechamento auditivo, memória auditiva, figura fundo, dentre outras.
Algumas crianças, embora apresentem audição normal, não compreendem o que as pessoas dizem. Esse distúrbio é conhecido como transtorno do processamento auditivo central. Sabemos que, tanto o diagnóstico precoce como a estimulação sonora são de extrema importância. A imaturidade no desenvolvimento das habilidades auditivas pode dificultar no desenvolvimento escolar, interferindo na leitura, compreensão, escrita, linguagem e aprendizagem.
Sinal de alerta:
Algumas alterações que podem ser encontradas quanto ao processamento auditivo central:
– Facilmente distraído ou desatento;
– Cansaço ou atenção curta para situações com ambientes auditivamente desfavoráveis (ruidoso);
– Utilização por diversas vezes de expressões como “Hã?”, “O que?”, ou “Não entendi!”;
– Dificuldade de aprender pelo canal auditivo;
– Dificuldade para lembrar o que foi dito ou parecendo ter problemas de memória;
– Dificuldade em seguir orientações ou regras;
– Dificuldade de entender em lugares ruidosos;
– Dificuldade em acompanhar uma conversa com pessoas falando ao mesmo tempo;
– Dificuldade em contar um fato ou história;
– Dificuldade em entender piadas ou duplo sentido;
– Dificuldade para compreender informações abstratas;
– Dificuldade de leitura e/ou escrita;
– Não entende o que lê;
– Baixo desempenho escolar.
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