Como podemos te ajudar?
Como funciona o atendimento fonoaudiológico remoto (teleconsulta)?
Os procedimentos online são iguais aos propostos no atendimento presencial citado acima. O diferencial é a necessidade da presença dos pais ou responsável durante a avaliação e o atendimento fonoaudiológico, fazendo a intermediação constante. Essa participação ativa se dá pelo fato da necessidade do paciente ter atenção a tela, além do auxílio na execução de exercícios e tarefas durante a sessão fonoaudiológica. Os pais serão orientados nesse processo.
Como funciona o atendimento fonoaudiológico presencial?
O atendimento fonoaudiológico presencial será realizado no consultório. Inicialmente será realizada a avaliação fonoaudiológica que consta de duas etapas. A primeira é uma entrevista com um dos responsáveis pelo paciente ou os pais (mãe e/ou pai), com o objetivo de coletar todas as informações necessárias para o raciocínio clínico e queixa. Tem a duração de 1 sessão (45 minutos). A segunda etapa é a avaliação do paciente. Essa etapa pode durar uma ou mais sessões dependendo da necessidade. Serão avaliados vários aspectos como: fala, linguagem oral, compreensão, linguagem escrita, voz, musculatura orofacial, respiração, mastigação e deglutição. Todos esses aspectos serão avaliados independente da queixa trazida, dependendo da idade do paciente. Na última sessão de avaliação fonoaudiológica será dada a devolutiva, na qual será falado sobre o diagnóstico fonoaudiológico e a conduta diante do caso.
Durante a avaliação fonoaudiológica, pode haver a necessidade da realização de exames complementares de outros profissionais para auxiliar no diagnóstico.
Caso o paciente necessite de tratamento fonoaudiológico, será analisada a frequência de sessão por semana e traçado um plano de tratamento. Os pais e os profissionais que acompanham o paciente (ex: coordenador escolar, professor, dentista, médico, psicóloga, psicopedagoga, etc) irão participar ativamente desse processo de reabilitação fonoaudiológica.
É possível o atendimento fonoaudiológico de bebês e crianças pequenas?
Sim, é possível. O tratamento fonoaudiológico consiste no atendimento no consultório onde serão selecionadas estratégias específicas para cada idade do paciente. Os pais participam desse atendimento e são orientados na realização de atividades e exercícios em casa. Essa participação é de suma importância. O fonoaudiólogo acompanha todo o processo.
Qual a frequência das sessões fonoaudiológicas?
Tudo irá depender do diagnóstico fonoaudiológico e das alterações encontradas. De uma maneira geral, a frequência varia de uma a duas sessões por semana. Durante o tratamento são realizadas reavaliações com o objetivo de verificar os resultados obtidos. Com a evolução, a frequência diminui até o momento da alta fonoaudiológica.
O atendimento é realizado pelo plano de saúde?
Não é aceito plano de saúde no consultório. Os atendimentos são particulares, porém é possível solicitar reembolso ao plano de saúde. Após a avaliação fonoaudiológica, é feito um relatório com o diagnóstico fonoaudiológico acrescido a nota fiscal para que seja apresentado ao convênio.